loader image
14 de novembro de 2023
A Importância da Formação Continuada nas Redes de Ensino
A formação continuada é essencial para aprimorar constantemente os profissionais da educação, garantindo a qualidade das redes de ensino. Essa prática mantém os educadores atualizados, incorporando as melhores práticas e inovações, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e fortalecendo o sistema educacional como um todo.
A Importância da Formação Continuada nas Redes de Ensino

A educação é a base de qualquer sociedade, e para que ela se mantenha relevante, eficaz e acompanhe o desenvolvimento social, é fundamental que os profissionais da educação estejam em constante aprimoramento. A formação continuada, também conhecida como educação continuada ou educação permanente, desempenha um papel crucial nas redes de ensino, proporcionando inúmeros benefícios para professores, gestores escolares e, principalmente, para os alunos, impactando diretamente na melhora e na qualidade da educação nas redes de ensino.

Capacitar os educadores para enfrentar os desafios orgânicos na educação é fundamental e deve ser realizado, mantendo-os atualizados, motivados e prontos para proporcionar o melhor ambiente de aprendizagem possível para seus alunos. Investir em formação continuada não é apenas uma escolha inteligente, mas uma necessidade para garantir um futuro mais brilhante e igualitário para as crianças e consequentemente para um país.

Na busca de atingir umas das metas do PNE, aumento de professores com pós graduação e formação continuada, o resultado tem sido positivo, tendo em vista que na formação continuada o percentual aumentou, partindo de 33,3%, em 2016, para 39,9%, em 2020, segundo o INEP.

O estudo ‘Formação Continuada de Professores no Brasil’, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Boston Consulting Group, diagnosticou que capacitar os professores é a opção mais viável para melhorar o desempenho dos alunos. Os índices indicam que estudantes expostos a bons professores aprendem de 47% a 70% a mais do que aprenderiam em média em um ano escolar e apresentam melhoria de posição no percentil de notas de sua classe. A pesquisa ainda demonstra que é possível capacitar profissionais em todas as etapas da carreira profissional, o que traria resultados eficientes em curto prazo.

De acordo com Selene Coletti, em entrevista para a Nova Escola diz, a formação continuada tem esse papel de mostrar novos caminhos, de mudar a trajetória e a partir daí fui abandonando o que as teorias que me formaram diziam.

A educação está em constante evolução, com novas teorias pedagógicas, tecnologias e métodos de ensino surgindo regularmente. A formação continuada permite que os educadores se mantenham atualizados e acompanhem as mudanças no campo da educação, garantindo que sua prática pedagógica esteja alinhada com as melhores práticas em prol dos melhores resultados.

Permeia entre a formação continuada, adquirir novas habilidades, estratégias de ensino mais eficazes e uma compreensão mais profunda das necessidades individuais de seus alunos . A criação de novos ambientes de aprendizagem, estimula e engaja os alunos, de maneira que se sintam mais motivados a participar das aulas, fazer perguntas e buscar o conhecimento de forma autônoma.

A formação continuada também ajuda na redução das disparidades educacionais, garantindo que todos os alunos tenham acesso a professores qualificados e outras metodologias de ensino eficazes, promovendo ainda a igualdade de oportunidades na educação.

Por fim, além dos professores, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de lideranças educacionais, diretores, coordenadores pedagógicos e demais gestores escolares precisam de capacitação constante para liderar suas equipes de forma compreensivo e promover melhorias nas escolas.

Fonte:

Pesquisa revela aumento de escolaridade dos docentesgov.br

Dados Estatísticos / Plano Nacional de Educação (PNE) – Global Education Leader´s Program Brasilfundacaotelefonicavivo.org.br

“A formação continuada tem o papel de mostrar novos caminhos”novaescola.org.br

Veja outras notícias

Se preferir, CLIQUE AQUI para acessar todas as notícias do Instituto Max Fabiani.