Loading...

8 de outubro de 2025
Recorde histórico de doações no Brasil: o que isso significa para as organizações sociais
Você sabia que mais de 78% dos brasileiros doaram em 2024? Seja em dinheiro, bens ou tempo voluntário, a cultura de doação está crescendo, e se tornando mais consciente, criteriosa e exigente.
Recorde histórico de doações no Brasil

Segundo a pesquisa Doação Brasil, divulgada em agosto pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), a proporção de brasileiros que realizaram doações institucionais em dinheiro chegou a 43%, o maior índice desde 2015, e o volume total doado atingiu R$ 24,3 bilhões, estabelecendo um recorde histórico.

O estudo também evidencia que 81% dos doadores consideram a confiança na instituição fator determinante para doar, e quase metade já interrompeu doações após notícias negativas sobre organizações.

Esses números confirmam o que vemos na prática: dentre tantos desafios presentes no dia a dia das organizações sociais, a captação de recursos não é o maior deles, uma vez que construir credibilidade, comunicar resultados e manter relacionamentos claros e duradouros com seus apoiadores são cruciais para a manutenção dos apoios. A doação deixou de ser um ato impulsivo. Hoje, ela depende da capacidade das instituições de demonstrar clareza, profissionalismo e impacto social.

Em 2025, uma das ações do Instituto Max Fabiani está centrada no investimento em atividades voltadas à captação de recursos e à escrita qualificada de projetos. Queremos apoiar as organizações sociais para que tenham ferramentas práticas na hora de dialogar com doadores, editais e empresas, aumentando suas chances de captação e consequentemente a tão desejada sustentabilidade financeira e organizacional.

A pesquisa também reforça que o futuro da filantropia no Brasil passa por três dimensões fundamentais: a profissionalização, que permite às organizações se estruturarem e gerirem recursos de forma eficiente; a transparência e o impacto, que garantem legitimidade e fidelização dos doadores; e o engajamento ampliado, capaz de conquistar apoios de diferentes faixas de renda e gerações.

Nesse sentido, entre 2022 e 2024, o Instituto Max Fabiani consolidou resultados significativos: foram cerca de 58 mil pessoas impactadas direta e indiretamente, mais de 30 organizações da sociedade civil apoiadas em 10 estados brasileiros e mais de R$ 7,1 milhões investidos em projetos sociais, com foco maior em Educação, além de iniciativas em Assistência Social, Saúde e Sustentabilidade.

Reconhecemos o nosso papel como investidor social privado e acreditamos profundamente na missão e no impacto das organizações sociais que apoiamos. Por isso, trabalhamos de forma contínua para fortalecê-las, garantindo que ampliem seus resultados e gerem cada vez mais benefícios para a sociedade.

Veja outras notícias

Se preferir, CLIQUE AQUI para acessar todas as notícias do Instituto Max Fabiani.