loader image
28 de agosto de 2023
Crescimento do voluntariado no Brasil
O voluntariado não apenas beneficia as pessoas e causas que estão sendo apoiadas, mas também oferece vantagens aos próprios voluntários.
Crescimento do voluntariado no Brasil

O voluntariado não apenas beneficia as pessoas e causas que estão sendo apoiadas, mas também oferece vantagens aos próprios voluntários. Pode ser uma oportunidade para adquirir novas habilidades, expandir redes de contatos, desenvolver um senso de propósito e realização, e aumentar a conscientização sobre questões sociais.

Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e DataFolha, apontaram resultados positivos 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Em 2011, esse número representava 25% da população e, em 2001, apenas 18%. Chama atenção também o número de voluntários ativos no momento da pesquisa – 34% dos entrevistados, o que representa cerca de 57 milhões de brasileiros comprometidos com atividades voluntárias.

Em termos socioeconômicos, destaca-se o fato de que 59% dos voluntários ganham até três salários mínimos e 72% não possuem Ensino Superior completo. Apenas 17% dos voluntários ganham mais de cinco salários mínimos. Da população voluntária brasileira, 56% se autodeclara preta ou parda.

O voluntariado é uma prática valiosa que demonstra a capacidade das pessoas de se unirem para criar um impacto positivo em suas comunidades e no mundo como um todo.

Saiba mais sobre o Voluntariado no Brasil CLICANDO AQUI.

Veja outras notícias

Se preferir, CLIQUE AQUI para acessar todas as notícias do Instituto Max Fabiani.