loader image
14 de novembro de 2023
Terceiro setor: insights para bons resultados
No Terceiro Setor, alcançar bons resultados exige transparência, prestação de contas e eficiência na captação de recursos. Organizações devem priorizar estratégias sustentáveis, diversificação de fontes de financiamento e parcerias estratégicas para maximizar seu impacto social.
Bons resultados no Terceiro Setor

O terceiro setor, engloba organizações sem fins lucrativos, instituições, entidades beneficentes, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIP) que são movidas por um propósito social, trabalhando incansavelmente para enfrentar desafios sociais, econômicos e ambientais. Contudo, para alcançar o sucesso e a sustentabilidade da sua operação, recomenda-se que o terceiro setor adote estratégias eficazes de intervenção, desenvolvendo parcerias sólidas e focando na devida comprovação dos seus resultados e impactos no território de atuação.

Para que estas das organizações do terceiro setor aprimorem seu desempenho e consigam cada vez mais atingir sua missão, separamos alguns insights que julgamos como fundamental, quais sejam:

a) Estabeleça uma missão clara e objetiva. Cada organização deve ter um propósito bem definido que orientará todas as suas atividades, bem como os resultados pretendidos a partir de cada intervenção. Além disso, a devida capacidade de mensurar e comunicar o impacto gerado.

b) A transparência em relação ao uso de fundos, das doações, práticas éticas e relatórios financeiros claros são importantíssimos, tanto na prestação de contas com os agentes que investem recursos (financeiro ou não) na organização, quanto no próprio controle interno. Portanto, é importante manter a confiança do público, garantindo que o recurso doado seja sempre utilizado da melhor forma possível.

c) Desenvolvimento de estratégias eficazes de captação de recursos, isso envolve diversificar as fontes de receita, como por exemplo a busca por doações individuais, parcerias com empresas e campanhas de angariação de fundos. Uma estratégia bem elaborada assegura a estabilidade financeira da organização.

d) O terceiro setor muitas vezes enfrenta desafios complexos que exigem uma abordagem colaborativa, parcerias estratégicas com outras organizações, empresas e equipamentos públicos podem ampliar o alcance e o impacto. Além disso, é uma medida tática eficaz para a construção de redes colaborativas com outras organizações que se dedicam para os mesmos objetivos.

e) Uma gestão eficaz deve contar com processos claros, efetivos e uma governança interna sólida, bem como a composição de líderes competentes e dedicados a organização, políticas e procedimentos bem definidos e uma gestão financeira que não gere gargalos internos

f) O ambiente do terceiro setor está em constante evolução, e é importante que as organizações estejam dispostas a inovar e se adaptar a novos desafios, uma vez que estes irão surgir para atender as demandas da sociedade.

g) O investimento no desenvolvimento de líderes é essencial, uma vez que quando inspiradores são fundamentais para guiar as organizações, seus colaboradores, voluntários em direção à realização de sua missão.

h) Por fim, o envolvimento da comunidade e o voluntariado são recursos valiosos que podem ampliar os esforços da organização e agregar diferentes perspectivas nos negócios.

As organizações do terceiro setor devem realizar avaliações regulares para determinar o que está funcionando e o que não está, esta análise permite a melhoria contínua tanto dos processos internos quanto das atividades realizadas em busca do objetivo desejado.

O sucesso na geração de impacto no terceiro setor nem sempre é imediato, muitas vezes, é construído ao longo do tempo, portanto mantenha o foco nos resultados de longo prazo e na visão maior, mesmo diante de desafios temporários que poderão surgir.

Indicamos abaixo organizações que desenvolvem soluções voltadas para o fortalecimento institucional de organizações do terceiro setor.

IDIS
Parceiros Voluntários
Instituto ACP
Fundação FEAC
Phomenta

Veja outras notícias

Se preferir, CLIQUE AQUI para acessar todas as notícias do Instituto Max Fabiani.