loader image
13 de junho de 2023
Energia Solar – investimento econômico e ambiental
Em 2022, de acordo com a Absolar, o Brasil entrou pela primeira vez no ranking dos dez maiores países com energia solar do mundo.
Energia Solar

Em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil entrou pela primeira vez no ranking dos dez maiores países com energia solar do mundo, considerada a segunda fonte de energia mais utilizada nos últimos anos.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk. “Além de competitiva e acessível, a energia solar é rápida de instalar e ajuda a aliviar o bolso dos consumidores, reduzindo em até 90% seus gastos com energia elétrica”,

É possível identificar diversos benefícios na adoção da energia renovável no dia a dia das pessoas, sendo eles desde benefícios econômicos quanto ambientais.

Além dos benefícios econômicos, a adoção desses sistemas apoia na diminuição do desmatamento, alagamento de florestas para construção de usinas hidroelétricas e termelétricas, que impactam diretamente na fauna e flora existente ocasionando no desequilíbrio do ecossistema. O custo elevado e tempo de construção de usinas contam positivamente para a ascensão de sistemas fotovoltaicos.

Além disso, são vários os benefícios econômicos da energia solar, de acordo com recentes estudos, podem ocorrer economia de até 95% do valor da conta de luz, o consumidor passa a ter mais controle sobre as tarifas das contas de energia, diminuição da inflação nas contas de energias elétricas, baixo custo, considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico.

Uma usina solar de 200 MWp, por exemplo, pode gerar em média energia para 40 mil casas e evita a emissão de 350 mil toneladas de CO2 por ano.

É importante destacar também que a energia solar é inesgotável, não polui, não faz barulho além de possibilitar a instalação em áreas onde não existe energia.

Em 2023 o Instituto Max Fabiani em parceria com o Hospital Beneficente de Rio Brilhante, realizou a construção de um sistema completo de energia solar que irá impactar em uma redução significativa nas contas mensais do hospital, podendo reinvestir esse valor na qualidade dos atendimentos, beneficiando diretamente toda a região do entorno que utiliza dos seus serviços.

Veja outras notícias

Se preferir, CLIQUE AQUI para acessar todas as notícias do Instituto Max Fabiani.