loader image
26 de julho de 2023
O que é a BNCC?
BNCC é a abreviação de Base Nacional Comum Curricular, que é o conjunto de orientações e diretrizes que norteiam os currículos dos sistemas, redes de ensino, e equipes pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil ao Ensino Médio, em todo o Brasil.
O que é a BNCC

Todavia, a discussão sobre esta pauta não é um assunto recente, mas sim o resultado de uma construção que vêm sendo desenvolvida há mais de 30 anos, desde o marco republicano da Constituição Federal de 1988.

No artigo 210 da Constituição Federal de 1988, já previa que “Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.”

A partir desse grande marco que foi a CF/88 muito se evoluiu, como por exemplo a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dentre tantas orientações e diretrizes regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica.

Esta breve digressão é importante para relembrarmos que o que temos hoje enquanto principal diretriz orientadora para a organização do Ensino Básico no Brasil foi um processo advindo do constante aperfeiçoamento e reflexão sobre a Educação, que, embora tenha seus princípios básicos, métodos e teorias também se encontra sempre em constante processo de evolução, modernização, necessitando do acompanhamento dos gestores públicos, educadores e políticos.

Desde 2015, a partir da finalização da primeira versão da BNCC, ocorreram inúmeros fóruns de discussão pelos educadores de todo o Brasil, promovidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Após a homologação da BNCC em 2018 tornou-se necessária a capilarização dela para todas as redes de ensino, que vem sendo feita até hoje. A BNCC, portanto, trata-se de um documento normativo que contempla competências gerais, específicas e essenciais (conhecimento) para a etapa da Educação Básica, além das habilidades (atitudes e valores) fundamentais para o crescimento pessoal e social do estudante, garantindo o direito à aprendizagem e desenvolvimento independente e sua região, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

A estrutura da BNCC consiste em 3 partes, que correspondem às 3 etapas da Educação Básica: Ensino Infantil com 6 direitos de aprendizagem, Fundamental com 5 áreas do conhecimento e Ensino Médio, também em 5 áreas que articulam com a etapa anterior.

Atualmente verifica-se a necessidade de recomposição da aprendizagem com vistas a reduzir as desigualdades agravadas pela pandemia da Covid-19.

Dessa forma, a implementação da BNCC é necessária para que os sistemas e toda a rede de escolas do ensino básico, reconhecendo as especificidades locais e as diferentes necessidades dos estudantes, possam planejar suas ações e conteúdos com foco na equidade e na superação das desigualdades. Esse artigo se trata de uma série sobre a BNCC que está por vir no nosso Blog.

Fique atento às nossas redes sociais e newsletter.

10 competências gerais

Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade;
Pensamento científico, crítico e criativo
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade;
Repertório cultural
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais;
Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital;
Cultura digital
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;
Trabalho e projeto de vida
Fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
Argumentação
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões;
Autoconhecimento e autocuidado
Conhecer, apreciar e cuidar da saúde física e emocional;
Empatia e cooperação
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação;
Responsabilidade e cidadania
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
Veja outras notícias

Se preferir, CLIQUE AQUI para acessar todas as notícias do Instituto Max Fabiani.